O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma linha de psicoterapia breve, proposta e desenvolvida por…

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma linha de psicoterapia breve, proposta e desenvolvida por Aaron Beck. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos. O tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países. O processo pode levar de três a seis meses onde se trabalha a criação de estratégias para lidar com o sofrimento.
Muitas evidências indicam a sua eficácia para diversos quadros como transtorno depressivo maior, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, fobias, abuso de substâncias, transtornos alimentares, problemas de casais, transtorno obsessivo-compulsivo, dor crônica, transtorno de personalidade, transtornos do sono e outros quadros.
Os psicólogos cognitivo-comportamentais realizam periodicamente estudos científicos para comprovar a eficácia de suas ações. Os médicos cada vez mais reconhecem a importância da TCC e indicam seus pacientes para este tipo de tratamento.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *