O CENEP oferece a realização dos exames de Eletroencefalograma, Mapeamento Cerebral, Polissonografia, Polissonografia com CPAP (Titulação) e Teste de Latências Múltiplas do Sono em ambiente próprio, com equipe treinada para realizar os exames conforme padronização internacional de montagem de eletrodos, com provas de ativação, correção de artefatos e monitorização, com capacidade para atender adultos, idosos e crianças.

.

Exames realizados pelo CENEP:

É o exame que registra a atividade elétrica cerebral e o principal método auxiliar para a investigação das epilepsias. Também utilizado no diagnóstico diferencial entre eventos epilépticos e não epilépticos.  O registro pode ser prolongado de acordo com a orientação do médico solicitante. É importante ressaltar que um exame normal não afasta o diagnóstico de epilepsia. O contexto clínico deve ser sempre valorizado e, muitas vezes, é necessário realizar exames sucessivos ou o EEG prolongado de 12 ou 24 horas.

Permite a avaliação quantitativa da atividade elétrica cerebral de base o que pode ajudar quando há necessidade de avaliação evolutiva como nos casos de comprometimento de consciência (coma e quadros demenciais).

A polissonografia é o exame realizado para investigar os distúrbios do sono. Consiste no registro simultâneo de variáveis eletrofisiológicas, como a atividade elétrica cerebral, movimento dos olhos, atividade muscular, frequência cardíaca, fluxo e esforço respiratório, oxigenação do sangue, ronco e posição corpórea. O objetivo do exame é fazer um registro do seu sono habitual. O registro da atividade elétrica cerebral (EEG) é fundamental para a identificação e a quantificação das diferentes fases do sono, parâmetro este que define a qualidade do sono. O exame está indicado na avaliação da apnéia obstrutiva do sono, da síndrome de movimentos periódicos de membros, parassonias e distúrbios da percepção do sono.

A polissonografia para titulação de pressão do CPAP, aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas superiores, é semelhante a polissonografia. O exame permite a definição da pressão média ideal do equipamento necessária para tratar tanto as apnéias, quanto a fragmentação do sono ocasionada pelos despertares freqüentes desencadeados pelo esforço respiratório. Este exame é realizado após a polissonografia basal.

É indicado na avaliação de sonolência diurna. O exame é realizado durante o dia normalmente após o exame de polissonografia basal noturna. Consiste em cinco registros polissonográficos em que o paciente pode dormir e intervalos de duas horas entre os registros, nos quais deve permanecer acordado. É um exame essencial na investigação de Narcolepsia.